Browsing by Author "Barros, Marcelo Diniz Monteiro de"
Now showing items 1-19 of 19
-
Análise do conteúdo sobre fermentação em livros didáticos de Biologia do ensino médio
Ferreira, Izabela Neveazul Silva et al. | Date Issued: 2017A fermentação é um tema que apresenta dificuldade de entendimento por parte dos alunos no ensino básico. Esta pesquisa analisou os livros didáticos de Biologia disponíveis na biblioteca de uma escola pública estadual de ... -
A base nacional comum curricular na sala de aula: uma proposta crítico-reflexiva para professores de Ciências
Hacar, Manoela Atalah Pinto dos Santos | Date Issued: 2022No ano de 2017 foi homologada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental. A BNCC caracteriza-se por ser o documento que norteia os currículos, padronizando competências essenciais, que todos os alunos ... -
Cidadania Ambiental em Cenas: fundamentos para uma proposta de ensino da Ficção ao Mundo Empírico
Silva, Madalena de Mello e | Date Issued: 2019A nossa experiência com cinema, principalmente de Ficção Científica (FC), nas escolas por meio de estratégias de ensino como \201CBiologia no Cinema: da evolução à ecologia\201D, nos serve de base \201Cprática\201D para o ... -
Ensino de genética no ensino médio: uma análise estatística das concepções prévias de estudantes pré-universitários
Belmiro, Michel Stórquio et al. | Date Issued: 2017Devido a crescentes avanços da genética, cada vez mais é necessário o conhecimento para a tomada de decisões pelos cidadãos. A escola tem um papel crucial nesse processo de construção do conhecimento, embora tenha se ... -
O filme O Milagre de Anne Sullivan auxiliando o trabalho do professor na escola: contribuições para uma educação inclusiva na formação de docentes
Barros, Marcelo Diniz Monteiro de et al. | Date Issued: 2014O trabalho apresenta o filme intitulado “O milagre de Anne Sullivan” como material potencialmente significativo e capaz de subsidiar uma ampla discussão acerca da educação especial e da educação inclusiva, bem como das ... -
Guia do educador para o filme "Planeta dos Macacos: a Origem"
Costa, Flávia Lage Pessoa da et al. | Date Issued: 2017Este guia foi elaborado com o objetivo de promover o uso do filme “Planeta dos macacos: a origem” como recurso didático no ensino da temática de ética para alunos de ensino médio. A trama do filme começa quando, após ter ... -
Guia do educador para o filme "Rango"
Pereira, Pedro Augusto Rocha et al. | Date Issued: 2017Rango é um filme norte americano de 2011, uma comédia feita em animação sobre um camaleão com crise de identidade que, ao se ver numa cidade do velho-oeste infestada de bandidos, transforma-se sem querer em herói e é forçado ... -
Luz, câmera, ação: o uso de filmes como estratégia para o ensino de Ciências e Biologia
Costa, Elaine Cristina Pereira et al. | Date Issued: 2014O presente artigo é resultado de duas edições de um curso de férias, realizado em uma Instituição de Pesquisa, cujo objetivo é discutir as possibilidades do uso do cinema para o ensino de Ciências, no Ensino Fundamental ... -
Mastofauna nos livros didáticos de ciências do ensino fundamental: uma análise da representatividade das espécies nativas silvestres brasileiras (PNLD 2014 e 2017)
Santos, Thamyris Viana dos | Date Issued: 2021Os livros didáticos são os principais instrumentos pedagógicos de apoio dos docentes nas escolas brasileiras, sendo a distribuição nas escolas públicas realizada de forma gratuita pelo Programa Nacional do Livro Didático ... -
A música pode ser uma estratégia para o ensino de Ciências Naturais? Analisando concepções de professores de Educação Básica
Barros, Marcelo Diniz Monteiro de et al. | Date Issued: 2013 -
A música “O mundo é um moinho” como estratégia pedagógica para o ensino do tema transversal orientação sexual na escola... proposta e algumas considerações
Barros, Marcelo Diniz Monteiro de et al. | Date Issued: 2016De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a linguagem musical pode ser utilizada por várias disciplinas com a finalidade de promover interesse e motivação no ensino. A literatura científica informa que pessoas ... -
O que mais tem aí nesse samba?: Bezerra da Silva em uma abordagem educativo-preventiva sobre drogas
Costa, Vinicius Motta da | Date Issued: 2021O consumo de drogas se constitui em um fenômeno presente nas mais variadas sociedades, sendo seus usos impactados ao longo dos tempos por percepçõesde repressão e de diálogo sobre o tema, ou seja, a forma como as pessoas ... -
Orientação sexual: vivências de professores da rede pública de ensino e como esse tema transversal tem sido abordado
Figueiredo, Márcia Cristina de Oliveira et al. | Date Issued: 2014A instituição da temática orientação sexual nos PCN’s criou, dentro das escolas, um espaço para discutir o papel dos docentes e dos pais, e como os alunos têm lidado com questões particulares e sociais ligadas a sexualidade. ... -
As plantas representadas como mascotes dos times brasileiros de futebol
Brandão, Lucas de Esquivel Dias et al. | Date Issued: 2017Uma pesquisa foi realizada na homepage: http://www.escudosdeclubes.com.br/, no ano de 2014, para verificar as mascotes dos times brasileiros de futebol da primeira, segunda, e daqueles times abaixo da segunda divisão (3º, ... -
Retratos do ensino de Ciências: (des)construções entre a educação ambiental crítica e a metodologia artística de pesquisa em educação baseada em fotografia
Matta, Roberta Rodrigues da | Date Issued: 2022Para a educação ambiental, a fotografia pode ser um recurso empregado em atividades na educação básica, com a utilização de imagens reais, de aspectos relacionados ao ser humano. O objetivo desta tese foi investigar o uso ... -
Terminalidade Específica e as Implicações para o Ensino Inclusivo no Contexto dos Institutos Federais
Oliveira, Wanessa Moreira de | Date Issued: 2022A Educação Profissional e Tecnológica (EPT), enquanto promotora de inclusão e do acesso ao ensino de ciências, tem se apresentado desafiadora para toda a comunidade acadêmica. As ações inclusivas para a permanência dos ... -
Trazendo o cinema para a sala de aula: a utilização do filme Amazônia em Chamas como estratégia de ensino
Souza, Luiza Cruz et al. | Date Issued: 2014O filme Amazônia em Chamas relata a saga do sindicalista Chico Mendes e dos seringueiros em defesa da Floresta Amazônica contra a exploração indiscriminada. A partir do filme é possível relacionar trabalho, sustento, ... -
O uso da música popular brasileira como estratégia para o ensino de ciências
Barros, Marcelo Diniz Monteiro de | Date Issued: 2014Letras da Música Popular Brasileira \2013 MPB \2013, no contexto melodioso e emocional em que se apresentam, podem ser uma alternativa para estreitar o diálogo entre alunos, professores e o conhecimento científico, uma vez ... -
A utilização de charges como estratégias para o ensino de ciências
Duarte, Iolanda Estevão et al. | Date Issued: 2017A fim de investigar a viabilidade da proposta do uso da charge como estratégia didática e, baseando-se nos eixos temáticos e temas transversais propostos pelos PCNs, realizou-se a pesquisa com o objetivo de demonstrar as ...